Uma sanita entupida pode ser um pesadelo, por isso deve prevenir o seu entupimento e evitar ter algumas atitudes que, hoje em dia, ainda são muito comuns.

Uma das principais razões do entupimento da sanita é o despejo indevido de certos objetos, por isso deve evitar colocar na sanita entre outros tampões, cabelos, cotonetes, toalhitas e algodão.

Não deve também despejar restos de comida e óleo pela sanita, pois vai fazer com que a gordura se acumule nos canos, o que com o decorrer do tempo pode derivar numa sanita entupida.
Hoje em dia, é também bastante comum despejar preservativos pela sanita, se o fizer algumas vezes, o vaso sanitário vai acabar por entupir, mais cedo ou mais tarde.

Deve também optar pelos “cheirinhos” líquidos e não pelos fixos, pois podem cair e gerar um entupimento.

De vez em quando solicite uma revisão e/ou manutenção aos seus canos, lembre-se, é melhor prevenir que remediar!Se, quando puxar o autoclismo, notar que a água está a subir mais que o normal e demora muito tempo a descer, a sua sanita está entupida, quando isto acontecer, não puxe o autoclismo uma segunda vez, corre o sério risco de, desta vez, a água transbordar.

Antes de chamar um profissional, pode tentar algumas técnicas caseiras, mas lembre-se, a sanita é um local com imensas bactérias, deve sempre proteger-se com umas luvas e, se necessário, proteger também a cara para evitar os salpicos.

Dicas para desentupir uma sanita entupida:

  1. Pode começar pelo mais simples e despejar água a ferver, se o problema for excesso de papel higiénico ou gordura acumulada, irá desfazer-se;
  2. Use um desentupidor;
  3. Misture meio copo de vinagre com meio copo de bicarbonato de sódio, despeje pela sanita e deixe atuar e de seguida, puxe o autoclismo e veja se o problema ficou resolvido;
  4. Deite sabão liquido na sanita e deixe estar durante 15 minutos, de seguida, deite água quente, o sabão vai ter efeito lubrificante e ajudar a descer a razão do entupimento;
  5. Retire a água dentro da sanita, a seguir,abra uma garrafa de Coca-Cola e coloque-a no fundo da sanita, de seguida, aperte a garrafa com as duas mãos para fazer um efeito jato;
  6. Se o objeto ou dejetos não estiverem muito fundos pode utilizar um cabide de arame, torça-o de modo a que fique mais longo e utilize-o para retirar o que está a obstruir o cano;
  7. Utilize um líquido desentupidor e siga as instruções da embalagem;
  8. Pode também optar, em casos mais graves, pela soda cáustica, mas lembre-se que é um químico muito corrosivo e que além de perigoso, é prejudicial para a saúde e para o ambiente.

Já tentou isto tudo e continua com a sanita entupida? Solicite o nosso serviço de desentupimento de sanitas, os nossos profissionais experientes, resolvem rapidamente o seu problema, com total garantia de qualidade. Ligue 939 363 560 e peça já o seu orçamento grátis!